Lojas pop-in: a nova tendência do varejo físico

Lojas pop-in: a nova tendência do varejo físico

Abrir uma loja física envolve muitos preparativos: encontrar o local ideal, calcular despesas, decorar o espaço... É um grande compromisso! E com os preços dos aluguéis nas alturas, esse empreendimento pode ser bastante custoso.

Por isso, muitos pequenos negócios estão buscando alternativas, como food trucks e lojas temporárias, para expandir sua clientela e aumentar as vendas. As lojas pop-up se tornaram uma febre nos últimos anos, especialmente entre marcas de e-commerce que desejam explorar o varejo físico.

Agora, surge uma nova opção: as lojas pop-in.

O que é uma loja pop-in?

Resumidamente, uma loja pop-in é uma loja dentro de outra loja. Para abrir uma, geralmente é necessário alugar um pequeno espaço em uma loja física ou boutique já estabelecida. Após o acordo, você pode decorar a loja pop-in para que ela tenha a sua cara — assim como faria em uma loja pop-up ou física tradicional.

Pop-in vs. Pop-up: qual a diferença?

Se tudo isso soa como uma loja pop-up, é porque elas são realmente parecidas. A principal diferença é que a sua loja estará dentro de outra loja. Essa diferença sutil pode ter um grande impacto na sua marca de varejo.

Primeiramente, abrir sua loja dentro de uma loja física já estabelecida significa que você terá uma parceira com marketing garantido. Ambas as partes se beneficiam do fluxo de clientes e do fato de atrair pessoas para entrarem e passarem tempo dentro da loja.

Além disso, aproveitar uma loja existente significa que você não é responsável por decorar todo o espaço. Trabalhar com outro lojista (em vez de um proprietário) costuma oferecer mais flexibilidade em relação ao aluguel e um custo menor de locação. Isso permite que sua pop-in fique aberta por temporadas ou durante breves períodos para promoções ou lançamentos.

Sem os altos custos de locação de curto prazo, serviços públicos e outras despesas, financeiramente pode ser mais viável manter a loja aberta por um período mais longo.

Benefícios das lojas pop-in: por que elas funcionam?

As lojas pop-in têm o potencial de trazer sucesso tanto para a própria pop-in quanto para o proprietário da loja física. É por isso que elas são uma tendência crescente no varejo. Um exemplo é a loja de departamentos Nordstrom, que criou um programa contínuo de lojas pop-in — a Pop-In@Nordstrom — em nove de suas lojas nos EUA e Canadá. Vamos explorar alguns dos benefícios que essas novas parcerias pop-in podem oferecer.

Alcance um novo público

Ao abrir sua loja dentro de outra, você imediatamente alcança um novo público direcionado e participativo. Escolhendo sua loja hospedeira com sabedoria, você pode garantir que o público integrado da sua loja pop-in amplie seu alcance e estabeleça novos relacionamentos significativos com seus clientes.

Engajamento com clientes de lojas físicas

Com o crescimento das compras online, o comércio físico está se transformando. Isso significa que os clientes que frequentam lojas físicas têm a oportunidade de ter uma experiência imersiva com a sua marca, algo que os concorrentes digitais não oferecem. Uma pop-in não apenas dá acesso ao público da loja anfitriã, mas também oferece o segmento mais engajado dela.

Aproveite o fluxo de clientes existente

Independentemente de você abrir uma pop-in em um grande varejista ou em uma boutique local, você já começa com uma vantagem em relação ao fluxo de clientes. As lojas pop-up e as lojas físicas tradicionais precisam atrair esse fluxo do zero, com muito esforço. Ao abrir uma pop-in, o fluxo de clientes já está em andamento, graças aos esforços de marketing da sua loja hospedeira.

Teste a experiência da loja física sem o compromisso burocrático

Muitas marcas de e-commerce estão considerando abrir lojas físicas como uma forma de experimentar o comércio multicanal. Abrir uma loja pop-in pode ajudá-lo a testar o varejo físico antes de se comprometer com um contrato de locação de longo prazo. Além disso, abrir algumas lojas pop-in em sua região pode ajudá-lo a encontrar a melhor localização para uma loja física permanente.

Diversifique seu alcance

Com uma loja pop-in, você tem flexibilidade e economiza custos para abrir pop-ins não apenas em uma loja, mas em várias por toda a sua região. Isso permite que você cresça e diversifique sua base de clientes. Outro benefício é que você pode testar estrategicamente cada localização para ver se faz sentido abrir uma loja física permanente ali.

Aproveite a temporada

Negócios sazonais enfrentam diversos desafios que os lojistas tradicionais não têm. Ao abrir uma loja pop-in temporária, você tem a liberdade de aproveitar alterações e eventos sazonais para alavancar as vendas.

Dicas para uma loja pop-in de sucesso

Agora que você já entende a eficácia de uma loja pop-in, confira quatro dicas básicas para garantir o sucesso da sua pop-in.

Escolha a loja física certa para fazer uma parceria

Você pode se dedicar completamente a criar uma loja pop-in, organizar mostruários e fazer com que seu espaço se destaque. Mas se a marca da sua loja hospedeira não for a escolha certa, provavelmente você não verá os produtos sumindo das prateleiras. Por isso, escolher a marca certa com a qual fazer uma parceria é o fator mais importante na criação de uma loja pop-in. Considere os seguintes pontos ao escolher sua parceira:

  • Compatibilidade de marcas: A marca da sua loja anfitriã complementa o seu negócio? Os valores de ambas as marcas estão alinhados?
  • Compatibilidade de públicos: Os mesmos clientes compram os seus produtos e os da loja parceira? Se os seus clientes estão na faixa dos 20 a 30 anos e a loja atende principalmente o público acima de 65, pode não haver compatibilidade.
  • Ampliação de públicos: Um público incompatível pode funcionar, desde que usado estrategicamente para diversificar sua base de clientes ou testar um novo mercado.

Encontre a melhor localização

Após identificar marcas compatíveis que podem hospedar sua pop-in, restrinja sua lista pela localização. O endereço certo depende de muitos fatores, incluindo quem são seus clientes, onde eles moram, como se divertem e como vivem.

Você quer facilitar a vida dos clientes certos, fazendo com que eles venham até você. Escolha um local com alto fluxo de clientes para obter os melhores resultados para o seu negócio. Considere também fatores como estacionamento e acessibilidade.

Aposte na ideia de urgência e exclusividade

Um dos motivos para configurações não tradicionais como pop-ups e pop-ins terem tanto sucesso é sua efemeridade. Elas existem por um curto período, criando um senso de exclusividade. Para aproveitar ao máximo essa característica, seu marketing deve enfatizar a urgência e a exclusividade da sua loja pop-in. Considere oferecer promoções temporárias ou produtos exclusivos durante o período em que a loja estiver aberta.

Crie uma experiência

À medida que grandes varejistas buscam oferecer propostas de valor exclusivas, muitas estão tentando tornar as compras em lojas físicas uma experiência imersiva. Se você está levando uma marca de e-commerce para o varejo físico, tem a oportunidade de criar uma experiência completamente nova para os clientes.

Decore sua nova loja pop-in de forma que reflita a identidade da sua marca. Mesmo sendo um investimento temporário, dedique-se completamente. Considere promover eventos que incentivem os clientes a visitar e passar mais tempo na loja.

A pop-in é a melhor opção para o seu negócio?

As lojas pop-in, assim como qualquer outro canal de vendas, não são para todos. Algumas marcas são bem-sucedidas virtualmente e enfrentam desafios no varejo físico; alguns produtos podem ser grandes ou complexos demais para uma loja pop-in.

No entanto, elas podem ser uma ferramenta poderosa para alcançar novos clientes e aumentar as vendas. Portanto, vale a pena considerar abrir uma loja pop-in se você:

  • Está pensando em abrir uma loja física própria;
  • Está tentando entrar em um novo mercado local; ou
  • Deseja experimentar um segmento já estabelecido e com engajamento.
Voltar para o blog